O leite materno é o maná do bebê

Essas flores brancas são conhecidas como "Neve da montanha".
O maná e o leite materno são como flores brancas enviadas por Deus.



Deus derramou o maná sobre o deserto dos hebreus. Todos os dias, menos aos sábados, os hebreus se levantavam para recolher o maná, um pão de mel branco. De domingo à sexta, as crianças ajudavam os pais a recolher a “neve do deserto”, a comida dos céus. Se guardassem para o dia seguinte, o maná apodrecia. Na sexta, aquele pão parecido com “coentro branco” caía em dobro.

De maneira surpreendente, o maná guardado de sexta para sábado se mantinha perfeito. Aquele delicioso bolo de mel se manteve apropriado ao consumo por mais de dois mil sábados, durante 40 anos. O maná fala de sabores, nutrição e louvor. O sétimo dia de Gênesis é o sagrado sábado do Senhor.

Deus só deixou de fazer chover o “trigo do céu” quando seu povo entrou na terra que mana leite e mel, o novo mundo.

O maná nos ensina inúmeras lições de amor. Alimentar é a mais bela lição de amor. Deus alimentou seu povo com o melhor pão. Deus concedeu aos bebês o alimento da mãe, o maná convertido em leite. O pão da mãe é o pão do Céu. “Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente” (Isaías 40:11).

Segundo o médico pediatra e psicanalista D.W. Winnicott, não há data para desmamar. “Muitas vezes, o desmame realiza-se gradativamente e num ambiente estável, não surgindo dificuldades especiais” (A criança e o seu mundo. p. 93). A amamentação prepara a criança para o mundo. “A criança que esteve colada milhares de vezes ao peito materno encontra-se, evidentemente, numa situação muito diferente daquela que foi alimentada o mesmo número de vezes por uma garrafa”, afirma Winnicott. Enquanto a fórmula infantil está relacionada com a obesidade infantil e cânceres em crianças, o leite materno é vida, imunidade, saúde integral. Ele alimenta com amor.

Quando estiver amamentando, olhe nos olhos do seu filho, com todo amor. A amamentação é um momento único para você dizer com os olhos, o corpo e o leite que o ama. Aproveite cada segundo para alimentá-lo com seu amor.

Para amamentar, ore a Deus. Ele lhe dará sabedoria e forças. Na Bíblia, há versos lindos sobre o ato de amamentar. Deus escolheu colocar leite na mãe para nutrir seus filhinhos. A amamentação traz benefícios espirituais, pois a dimensão espiritual é uma somatória das dimensões física e emocionais. Por isso, seria muito importante que as igrejas falassem da importância de amamentar – uma fase única para o ser humano. “Para que mameis, e vos farteis dos peitos das suas consolações; para que sugueis, e vos deleiteis com a abundância da sua glória” (Isaías 66:11).





Conheça o meu blog sobre amamentação Leite da Mama (http://leitedamama.blogspot.com/)






O melhor alimento para o nenê é o que lhe foi provido pela Natureza. Não deve, sem necessidade, ser dele privado. É falta de coração eximir-se a mãe, por amor da comodidade ou de diversões sociais, da delicada tarefa de amamentar o filhinho.

Comentários

  1. Esse assunto me toca profundamente. Nunca mais serei a mesma após amamentar minhas filhas, mesmo que menos tempo do que eu desejei. Toda oportunidade que tenho de defender esse ato sagrado, eu aproveito. E realmente, as igrejas deveriam incentivar mais as mães a amamentar. Particularmente, nunca ouvi sobre isso em nenhuma reunião de igreja. Uma grande pena! Ouço muitos absurdos de mães cristãs, que me deixam muito triste. Mães que poderiam ter amamentado, mas não quiseram. Corta minha alma. Por isso textos como esse são importantes! Pessoas que ensinem, exortem, e clamem também! Que Deus nos ilumine cada dia mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amamentar é um ato sagrado. Precisamos militar em favor da amamentação. Sofri muito com palavras de acusação e falta de apoio dentro da família, dentro da igreja. Mas graças ao Pastor que alimenta seus filhos, consegui amamentar o João por três anos e meio, entre dores, na angústia pelo leite, em cenários de desamparo.

      Com exceção de meu marido, ninguém foi capaz de me acolher enquanto eu lutava bravamente para acolher meu bebê com o melhor alimento que existe. Mas Deus me acolheu e me deu o leite e forças para amamentar assim como Ele acolheu você, suas meninas, com leite, força e amor.

      Estou há 43 anos na igreja e quando ouvi a palavra amamentação, certa vez, foi em crítica a uma mulher que não cobria bem os seios. A igreja é a Casa de Deus, a Casa do Pão, a Casa do Leite. Nós somos a igreja. Muitos apenas não sabem. É preciso ensinar, com paciência, amor. A indústria da fórmula invade todos os lugares, até mesmo os sagrados.

      Podemos agora falar sobre aquilo que Jesus nos ensinou. Eu aceito seu convite para clamar pelo leite. Você aceita escrever um texto para o blog Leite da Mama, contando sua experiência? Outras mulheres e seus bebês se alegrarão com sua voz, assim como eu me alegrei. São palavras de Deus.

      Excluir
    2. Seria um prazer escrever um pouco da minha história. Se isso for de alguma valia para uma pessoa que seja, me sentirei muito feliz!

      Excluir
    3. Será uma alegria compartilhar sua história! O toque de Deus em sua vida trará forças, paz e fé na vida de outras mulheres e seus bebês. E nossas histórias vão se tecendo conjuntamente sob o cuidado compassivo e amoroso de nosso Senhor Jesus Cristo, Aquele que se importa profundamente com a amamentação. Pois, os "montes destilarão doçura" e "das colinas manará leite" (...). "Uma fonte fluirá do templo do Senhor e regará o vale das Acácias" (Joel 3:18).

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas